segunda-feira, 22 de junho de 2009

Energia SOLar ... o que falta para ...?


Desde alguns anos atrás (talvez ainda nos anos 80 do século passado) que o meu pensamento (se é que o tenho ...) é de vez em quando invadido por ideias malucas sobre o Sol ... muita coisa, como por exemplo uma espécie de comunicações telepáticas dificeis de explicar ... qualquer coisa como o SOL funcionar como uma espécie de central de comunicações que permita aos habitantes deste nosso planeta (e possivelmente de outros) comunicarem entre si. Mas principalmente aparecem-me ideias sobre o aproveitamento e desenvolvimento da Energia Solar, o que aliás está desde há décadas a ser feito em grandes centros de investigação universitários e empresariais.

Parece que uma das dificuldades é conseguir um rendimento energético (relação entre a quantidade de energia bruta emitida pelo Sol e a quantidade de energia que se consegue efectivamente transformar em energia electrica) que consiga tornar atractivo do ponto de vista comercial a massificação do aproveitamento fotovoltaico da energia solar.

Sei que algo está a ser tentado, mas as investigações estão ainda numa fase digamos que embrionária ... aliás é natural que assim seja, como acontece com todas as descobertas científicas na sua fase inicial.

No entanto, convem lembrar que existem muitos obstáculos de ordem política para a divulgação da energia solar. Por exemplo, dizer que "quando o sol nasce é para todos e a energia solar tambem" mas ao mesmo tempo impor tectos máximos a nível nacional para a produção deste tipo de energia ... bom, se todos aderissem (e convem lembrar que os interessados ou têm capital próprio ou então têm de recorrer ao crédito, o que com a instabilidade económica que se vive actualmente dá muito que pensar), como dizia, se todos aderissem o tecto máximo seria largamente ultrapassado, portanto já não é para todos contrariamente ao que diz a campanha apoiada pelo governo ...

Por agora fico-me por aqui, mas possivelmente voltarei a abordar este tema de forma mais assídua no futuro próximo, dado que vou aprofundar os meus conhecimentos nesta área, os quais aliás são praticamente nulos.

Cumprimentos de

"Sempre Te Espero"


já agora o link para o site da Censolar http://www.censolar.org/ mas como está sediado em Espanha parece ser desconhecido em Portugal ...

Sem comentários: