segunda-feira, 9 de abril de 2007

Desportos Motorizados nos canais generalistas em Portugal




Desde há muitos anos habituei-me a ver as provas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 através do canal público RTP 1 ou RTP 2. Há alguns anos atrás as provas eram transmitidas num ou noutro dos canais, de acordo com as prioridades de programação de cada um dos canais, sendo que nos últimos anos apenas eram transmitidos na RTP 1.

Este ano os direitos de transmissão da Fórmula 1 passaram para a Sport TV, o qual é um canal por cabo que tem de ser pago para termos acesso a ele. Compreendo que por motivos de gestão e racionalização de custos de um canal público (quer dizer pago essencialmente pelo dinheiro dos nossos impostos) isso tenha acontecido. Também é certo que cada vez era mais difícil compatibilizar os interesses publicitários dos anunciantes com os interesses daqueles que gostam de ver corridas de automóveis. Isto levava a que muitas vezes a transmissão fosse interrompida para inserir blocos de publicidade. Até mesmo a monotonia e a longa duração das corridas de Fórmula 1 não motivam muito nem os investidores publicitários nem os tele-espectadores.

Porém, o canal Sport TV é um canal especializado em Futebol, o que por sua vez não motiva aqueles que gostam de desportos motorizados a dispender mais algumas dezenas de Euros mensais a subscrever o referido canal. Bom, mas os desportos motorizados não se resumem à Fórmula 1 ... temos, por exemplo, o Mundial de Moto GP, o WTCC e o DTM que são campeonatos muito mais interessantes, seja na competitividade, seja na duração inferior das respectivas corridas, seja nos custos dos direitos de transmissão. Por isso estranho muito, mas mesmo muito que o canal público RTP ou os outros canais privados gratuitos (SIC e TVI) não tenham optado por garantir os direitos de transmissão de qualquer um dos campeonatos que referi. Será que só o futebol tem dignidade suficiente para merecer transmissões directas nos canais gratuitos? E a violência que parece estar a crescer nos jogos de futebol? ... Há algo de semelhante nos desportos motorizados ... ? Enfim, são questôes que deixo no ar.

Antes de terminar quero lembrar que os desportos motorizados estão desde a sua origem ligados à Investigação e Desenvolvimento de novos dispositivos de segurança e de materiais que depois são aplicados nos veículos de uso comum. Por isso, os construtores de veículos e de componentes investem tanto na área desportiva ...

Até breve de ...

Sempre Te Espero.



A imagem foi obtida em http://www.seat.com